A Inteligência Artificial Generativa é uma das grandes tendências tecnológicas em ascensão, e a sua presença já pode ser observada em diversos setores. Ferramentas sofisticadas, como o ChatGPT, estão ganhando cada vez mais escala e a expectativa é de que aconteçam mudanças significativas no mercado de trabalho nos próximos anos.
Sumário
Esse foi o grande ponto de discussão do SXSW 2023, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. O que já é realidade e quais são as perspectivas para o futuro do mercado de trabalho? Qual será o impacto para empresas e profissionais?
A seguir, fique por dentro do assunto e confira os principais insights da SXSW.
O que é Inteligência Artificial Generativa?
A Inteligência Artificial Generativa (AI Generativa) é um tipo de tecnologia de AI que é capaz de gerar novos dados, como imagens, músicas ou textos, de forma autônoma.
Diferente da AI tradicional que é programada para tomar decisões ou executar tarefas específicas, a AI Generativa é treinada para criar novas informações que não existiam anteriormente. Essa tecnologia é capaz de imitar estilos e padrões humanos, permitindo que ela seja aplicada em diversas áreas, desde criação de conteúdo até diagnósticos médicos.
Algumas ferramentas que usam essa tecnologia e já estão disponíveis para o usuário são o ChatGPT da Open AI, o Midjourney criado por David Holzr da Leap Motion, o Bard do Google e o Bing Image Creator da Microsoft.
SXSW: tendências tecnológicas e impacto na sociedade
As discussões apresentadas na SXSW muitas vezes são precursoras de mudanças significativas no futuro do mercado de trabalho e na sociedade em geral. Em 2023, a AI Generativa tomou o lugar do metaverso nas palestras e a expectativa é de que a tecnologia já promova impactos significativos em um curto espaço de tempo.
Automatização de trabalhos realizados por humanos
A Inteligência Artificial Generativa tem o potencial de ser treinada para automatizar muitos trabalhos que atualmente são realizados por humanos, o que pode resultar em uma transformação significativa para profissões e empresas. Confira algumas possibilidades apresentadas na SXSW:
• Criação de conteúdo: criar textos, imagens e vídeos automaticamente, como, por exemplo, gerar descrições de produtos para um site de e-commerce.
• Design de produtos: criar designs de produtos personalizados, como sapatos ou roupas, baseados nas preferências do usuário.
• Análise de dados: analisar grandes volumes de dados de forma mais rápida e eficiente do que os humanos, identificando padrões e insights valiosos.
• Diagnóstico médico: analisar imagens médicas, como tomografias ou radiografias, e fazer avaliações ou identificar anomalias.
• Atendimento ao cliente: responder a perguntas de clientes em plataformas de atendimento ao cliente, como chatbots que são capazes de aprender com as interações e fornecer respostas mais precisas ao longo do tempo.
Algumas dessas previsões já começaram a se tornar realidade. Recentemente, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Mass General Hospital (MGH), dos EUA, anunciaram o desenvolvimento de um modelo de aprendizado profundo chamado “Sybil” que pode ser usado para prever o risco de câncer de pulmão, usando dados a partir de apenas uma única tomografia computadorizada.
Colaboração homem-máquina
Embora a inteligência artificial generativa seja capaz de criar novas informações de forma autônoma, a colaboração entre humanos e máquinas é essencial para alcançar os melhores resultados.
Os especialistas argumentam que a combinação de habilidades humanas, como criatividade e julgamento, com a capacidade de processamento de dados das máquinas pode levar a soluções mais eficientes e inovadoras.
Como no looqbox gostamos de estar na vanguarda do uso da tecnologia, trabalhando com AI há 10 anos, em nosso último evento, queríamos presentear os convidados mostrando a tecnologia na prática, com um mimo personalizado e produzido com AI geracional.
Baixamos as fotos dos perfis públicos dos linkedin dos assistentes do eventos e subimos as imagens no Midjourney. Geramos quadros personalizados com estilo óleo sobre tela para cada um. O resultado você confere abaixo:
No entanto, o julgamento humano foi essencial para aprimorar o resultado final e guiar para um resultado mais fidedigno. Por exemplo, a tecnologia ainda não entende bem recortes e nuances raciais, por exemplo. Os presentes foram um sucesso, segundo os convidados, mas não teriam sido sem essa estreita colaboração homem-máquina.
Como profissionais e empresas podem se preparar para as novas tendências tecnológicas?
O uso da inteligência artificial generativa nos trabalhos já é uma realidade. Profissionais como redatores, designers e programadores já estão usando ferramentas como o ChatGPT em suas rotinas.
A perspectiva para o futuro do mercado de trabalho é de que a maioria das áreas adotem a tecnologia e de que novas profissões, como engenharia de prompt, sejam criadas. Nesse contexto, aprender a operar as novas ferramentas e saber como aplicá-las nas empresas será fundamental.
No dia 27 de abril, às 17h, o looqbox vai fazer um webinário especial sobre AI Geracional: Insights da SXSW sobre os impactos na humanidade.
Com a presença de Rodrigo Murta (CEO e Co-fundador do looqbox), Daniel Murta (CTO e Co-fundador do looqbox) e Rodrigo Pripas (CSO da Digibee), você terá acesso aos principais insights obtidos durante o SXSW e entenderá como a AI pode afetar o seu negócio e o que você pode fazer para se preparar para o futuro.