Inicio »

17 dicas de livros para 2023

17 dicas de livros para 2023

Confira 17 dicas de livros por Rodrigo Murta, CEO e Cofundador do Looqbox.

Rodrigo Murta
Rodrigo Murta

12/01 |

Leitura: 12 min

Todos os anos compilo as leituras que achei mais interessantes do ano anterior para compartilhar com amigos e familiares. Em 2022, foram 25 livros escolhidos cuidadosamente, dos quais recomendo os 17 abaixo. Se você quiser acompanhar minhas leituras durante o ano, basta me seguir em @r.murta.

01 – Working Backwards – Colin Bryar & Bill Carr (286p)

02 – The Human Element – David Schonthal (236p)

03 – O Teste da Mãe – Rob Fitzpatrick (136p)

04 – Creating Data-Driven organization – Carl Anderson (262p)

05 – Aperte o F5 – Satya Nadela (262p)

06 – The Seven Pillars of Customer Success – Wayne McCulloch (344p)

07 – Luiza Helena Mulher do Brasil – Pedro Bial (319p)

08 – Nação Dopamina –  Anna Lembke (254p)

09 – The Voices Within – Charles Fernyhough (305p)

10 – Mente Afiada – Sanjay Gupta (319p)

11 – Good Reasons for Bad Feeling – Randolph Moss (270p)

12 – T-SQL Window Function – Itzik Ben-Gan (515p)

13 – Introduction to Machine Learning – Etienne Bernard (406p)

14 – A Geografia da Felicidade – Eric Weiner (324p)

15 – This is How They Tell me the World Ends – Nicole Perlroth (491p)

16 – Nenhum sonho está longe demais – Buzz Aldrin (199p)

17 – Visual Display of Quantitative Information – Edward Tufte (197p)

Livros de Negócios  [7]

01 – 📘Working Backwards – Colin Bryar & Bill Carr (286p)

Working Backwards foi uma super indicação de @joaoespin. No livro os autores Colin Bryan e Bill Carr (ex Amazoninos) separam em 6 tópicos os processos internos que eles consideraram os mais relevantes para o sucesso da Amazon, atualmente avaliada em mais de 1.5 Tri de dólar.

1- Os 14 Princípios de Liderança

2- Processo de Contratação – Bar Raiser

3- Single-Thread Leadership – [ex 2 pizza team]

4- As Narrativas de 6 páginas

5- Working Backwards – Iniciando pelo Press Release

6- Métricas de Entrada e Saída

Leitura dinâmica e inspiradora. Quer saber um pouco mais dos segredos da Amazon, contato por pessoas que trabalharam lá? Esse é o livro.

02 – 📘The Human Element – David Schonthal (236p)

Segundo de 2022, conheci The Human Element em uma entrevista que Mariano Gomide (fundador da VTex) fez com um dos autores. O livro, que é voltado para inovação e novos produtos, traz uma metodologia para reconhecimento e remoção dos vários tipos de fricção que temos no momento de usar um produto ou serviço.

Alguns que gostei muito:

– O caso do sofá – Beach House

– A metáfora da aerodinâmica e a pólvora

– O quanto subestimamos o poder da simplicidade (forma e Chicago)

Se você é um profissional de UX ou tem interesse no assunto, esse foi o livro mais bacana que eu li sobre o tema. Super recomendo 📖

03 – 📘O Teste da Mãe – Rob Fitzpatrick (136p)

Se você perguntar para sua mãe se você é bonito, nenhuma mãe falará a verdade certo? Bem, perguntar sobre sua ideia para estranhos ou sua família não é tão diferente disso. Dica muito bem vinda de Ana Campos, é sobre isso que trata “O teste da Mãe” de Rob Fitzpatrick. Como podemos extrair a verdade quando ninguém quer lhe “magoar”.

Leitura extremamente agradável, para mim o livro do ano na categoria Startups. Queria ter lido antes, no mínimo, me pouparia algumas dezenas de leads zumbis no nosso pipe comercial.

Se você está validando uma ideia, seja para uma nova Startup ou um produto para sua empresa, esse é “O” livro! Se você trabalha com venda também é.

04 – 📘Creating Data-Driven organization – Carl Anderson (262p)

Muito relacionado com o universo Looqbox, gostei bastante da leitura de Creating Data-Driven organization de Carl Anderson. Fora alguns links quebrados da versão kindle, o livro é bem interessante. Gostei muito das várias referências e estudos, em especial do artigo de Satya Nadella: A data culture for everyone.

Se você quer saber mais sobre cultura de dados, e dicas de como melhorar a sua, recomento a leitura.

05 – 📘Aperte o F5 – Satya Nadela (262p).

Interessante conhecer um pouco da visão de @satia sobre tecnologia, negócios e o mundo em geral. De origem indiana e CEO da Microsoft desde 2014, Satia foi responsável por uma grande transformação cultural na empresa. Pontos que gostei:

– Como ele refez o propósito na Microsoft

– Conhecer os pilares: Realidade Mista, Inteligencia Artificial e Computação Quântica

– Reforço à ideia de que nosso recurso mais escasso é o tempo

– Visão de liderança

Se você é da tecnologia, ou gosta de histórias de negócio. Recomendo a leitura.

06 – 📘The Seven Pillars of Customer Success – Wayne McCulloch (344p)

Recomendo fortemente para qualquer profissional que trabalhe em uma Startup ou Empresa que trabalhe com SaaS. Framework muito didático e pé no chão para quem quer evoluir a experiência do cliente usando o que há de mais moderno no mercado. O autor trabalhou em empresas que são referência no setor (Salesforce, Looker, Google) e compartilha várias dicas valiosas para cada pilar de CS.

Spoiler… sim, deveriam ser 8 pilares, o pré onboarding é muito importante para ficar como 1.5, mas entendo que deixaria o título do livro menos atraente, 7 é mais legal. 🙂 📖

07 – 📘Luiza Helena Mulher do Brasil – Pedro Bial (p319)

Luiza Helena Mulher do Brasil, é o mais novo e badalado best-seller do mercado, e não é por pouco. Com a narrativa poética de Pedro Bial, a biografia explora diversas facetas da maior empreendedora do Brasil. Bacana poder conhecer um pouco mais a sua filosofia de vida e de gestão direta ao ponto, intuitiva e sem mimimi. Partes que gostei:

– A filosofia “É pra já”

– O conceito de Caordico e seu “Progresso e Ordem”

– Foco no propósito

– A loja sem produto de Matricardi*

– O espírito Novidadeiro e Fuçativo

– Insights sobre negócios de família

– Arrastando o Setubal pra Loja

Uma frase:  “Toque na banda no lugar de ver a banda passar”

Leitura fluida e história inspiradora, recomendo sem restrição 📖

Livros para a Mente [4]

08 – 📘Nação Dopamina –  Anna Lembke (254p)

Último de 2022 com “Nação Dopamina” de Anna Lembke. Como funcionam os vícios? Quais os tipos? Conseguimos evitá-los? Esses são alguns temas que a autora explora. Eu gostei especialmente dos seguintes aspectos:

– Conceito de bens de clube

– Experiência da água fria

– Visão geral sobre vícios

Leitura agradável e interessante, recomendo para qualquer público.

09 – 📘The Voices Within – Charles Fernyhough (p305).

Esses dias eu cismei  com um pensamento: “qual a velocidade do pensamento?”. Como entusiasta das métricas, a primeira coisa que me perguntei foi em como eu poderia medir isso. Será que era possível? Depois de alguns Googles e GPTs, achei superficial o material que tinha na internet, mas cheguei nesse livro.

O tema do livro não é diretamente a velocidade do pensamento, mas é relacionado. Ele fala das vozes que temos na nossa cabeça, como separamos o que é interno do externo, e como funciona para pessoas que têm disfunção nessa separação e passam a ouvir suas vozes externas como se fossem internas. Interessante para quebrar alguns preconceitos e entender alguns processos criativos/religiosos.

Sobre a pergunta original? Estimei 500 palavras por minuto na velocidade máxima (para mim). Acredito que em 1 dia normal, escrevemos um livro de 500 páginas em pensamentos.

Recomendo para quem tem interesse em saber um pouco mais sobre o tema (ou se vc escuta vozes).

10 – 📘Mente Afiada – Sanjay Gupta (p319).

Em Mente Afiada, o autor nos mostra o que existe de mais atual na ciência do cérebro, e nos traz dicas valiosas de como cuidar bem dele. Eu adoro as sugestões do NYT e do Bill Gates, quando a indicação é dos dois ao mesmo tempo é certo de que ele vai para a lista.

Achei os 5 pilares de uma vida saudável tão importante que criamos (no grupo de whats da família 🙂 um acrônimo para não esquecê-los:

M – Movimente-se

U – Una-se aos amigos

R – Relaxe, Medite, Durma 8h

T – Tenha projetos e aprenda sempre

A – Alimente-se bem

Sanjay aborda bem o que existe de mais recente sobre Alzheimer e outras doenças relacionadas, e o que podemos fazer para prevenir.

Apesar do conteúdo ser extremante relevante, achei que o autor um pouco repetitivo as vezes, fazendo muita propaganda do livro no próprio livro. Mas vale sem dúvida pelo conteúdo. 📖

11 – 📘Good Reasons for Bad Feeling – Randolph Moss (p270)

Não lembro de onde veio a recomendação de Good Reasons for Bad Feeling de Randolph Moss. Leitura diferente do que estou acostumado, e bem interessante. O autor faz pontes entre a teoria da evolução de Darwin e a psiquiatria. Pontos que gostei:

– tentativa de explicar a depressão sob a ótica da evolução

– Sexo e seleção natural

– Dinâmica do Humor

Frase mais bacana do livro:

“Natural selection does not give a fig about our happiness. In the calculus of evolution, only reproductive success matters.”

Se você é da área de psicologia, psiquiatria, análise ou equivalente, certamente vai curtir.

Livros Técnicos [2]

12 – 📘T-SQL Window Function – Itzik Ben-Gan (515p)

Entrando no lado mais técnico, adoro tecnologias de dados em geral, e uma das que acho mais interessantes é a tecnologia de base de dados. Quem me conhece sabe que curto um Regex e uma Query, e por isso esse livro chamou a minha atenção. Queria saber um pouco mais sobre Window Function e Itzik Ben-Gan é fera no assunto.

Adorei a estratégias para o problema do packing, já aplicamos aqui no looqbox. Curti também conhecer padrões ISO de tecnologias ainda nem implementadas como Row-Pattern Recognition (parabéns para Snowflake por estar na vanguarda, única base até então).

Recomendo para quem é DBA, trabalha com data Engeniering, BI, dados em geral ou curte fazer select por diversão nas horas livres 🙂 📖

13 – 📘Introduction to Machine Learning – Etienne Bernard (p406)

Que livro elegante! Essa foi a melhor palavra para descrever ” Introduction to Machine Learning” de Etienne Bernard. Fazendo jus ao título, o livro navega entre as técnicas mais modernas de Inteligência Artificial, e está  recheado de demonstrações práticas e  belas ilustrações. Tudo pode  ser acompanhado em Wolfram Language (minha linguagem preferida).

Ele está disponível de graça na versão digital em: http://wolfr.am/iml

Leitura bem técnica, mas se você programa em Wolfram Language e quer saber mais sobre ML, esse é “O” livro.

Livros Aleatórios [7]

14 – 📘A Geografia da Felicidade – Eric Weiner (324p).

Qual o país mais feliz do mundo? O que é felicidade? É possível medi-la? Qual a relação entre dinheiro e felicidade? Clima e felicidade? GDP e felicidade? São essas e outras perguntas que Eric Weiner aborda em seu livro A Geografia da Felicidade.

Nele o autor viaja por 10 países escolhidos a dedo, com base no banco de dados da felicidade (nem sabia que existia isso). Adorei conhecer as peculiaridades de Botão, Islândia e Tailândia. A Islândia em particular me chamou atenção, fiquei com vontade de conhecer, por não ser nem um pouco óbvio ser lá lugar propício para a felicidade. Botão por criar o conceito de Felicidade Interna Bruta como meta de governo.

No outro lado da balança estão países “tristes” também visitados pelo jornalista, como Maldavia e acreditem, Catar.

Dinheiro traz felicidade? Sim, não é possível ser feliz na miséria, assim como na guerra. Mas depois de um certo mínimo de conforto, as relações humanas são muito mais importantes.

Leitura agradável, que faz você pensar. Você está feliz? Recomendo a leitura 📖

15 – 📘This is How They Tell me the World Ends – Nicole Perlroth (491p)

indicação de Guilherme Horn,  é assustadoramente interessante e preocupante ao mesmo tempo. Como jornalista do NYT, Nicole aborda de forma totalmente didática e acessível, os bastidores da guerra que existe no mundo da segurança da informação.

Pontos de destaque para mim:

– Como a Rússia fez um estrago na Ucrânia, testando ferramentas de ataque cibernético vazadas da NSA (agência de espionagem americana) e gerando prejuízos Bilionários aos Ucranianos.

– O ataque da China e do Gov dos USA ao Google (sim, a NSA estava interceptando o Google).

– O mercado negro do Zero Day, e o ataque cibernético programa nuclear iraniano pelos americanos e israelenses (Stuxnet, TED imperdível)

– USA, Rússia e China são as principais potências em ataques cibernéticos, mas Irã e Corea do Norte estão logo ali na fila

– Como todos nosso iPhones e Androids são vulneráveis.

– Como o mundo todo está vulnerável a ataques cibernéticos.

Leitura daquelas difícil de largar. Se você tem curiosidade de entender um pouco sobre esse mundo, super recomendo. 📖

16 – 📘Nenhum sonho está longe demais – Buzz Aldrin (199p)

. Segundo homem a pisar na lua! Buzz Aldrin (hoje com 92 anos) conta em Nenhum sonho está longe demais, sua visão de vida e aventuras. O que aprendi com o Buzz?

– Que o céu não é mais o limite (bem lembrado)

– Que em 1962 Kennedy queria que o destino da missão fosse para Marte, e não para a Lua.

– Que da para nadar na barbatana de um tubarão branco aos 80 anos!

Leitura agradável de carnaval, recomendo.

17 – 📘Visual Display of Quantitative Information – Edward Tufte (197p)

The Visual Display of Quantitative Information de Edward Tufte é um clássico. Gostei do conceito de Data-Ink Ratio e de conhecer o trabalho de Playfair, com os primeiros gráficos de série temporal e de barras de 1786!

O assunto é um pouco específico, mas se você tem interesse em design de gráficos, e da história por detrás deles, esse é o livro mais bacana que eu já li no tema.

Compartilhar

Autor

Rodrigo Murta

CEO e cofounder Looqbox, autor de ‘Conversando com Robôs: a Arte de GPTear’

Se inscreva em nossa Newsletter!

Posts relacionados

Aprenda o que é processamento de dados, como funciona, quais as principais etapas e diferentes tipos para alcançar o sucesso em várias áreas de uma empresa.
Inteligência artificial desafia as normas ao recomendar a substituição de seu CEO, mergulhando startup tecnológica em um dilema ético e operacional.
Explore as características distintas das tecnologias de OLTP e OLAP, compreendendo como cada uma desempenha um papel vital no universo da gestão de dados.
Imagem banner Data Trends

Pesquisa Data Trends 2024

Confira nossa pesquisa, realizada em parceria com o Opinion Box, sobre o uso de dados nas empresas brasileiras e descubra as tendências mais relevantes do setor.