Rodrigo Murta
CEO Looqbox
11/01/2022

Quem necessita de informações no seu dia a dia sabe que simplicidade e objetividade são conceitos que devem existir em qualquer BI. Por isso, desde o início o looqbox apostou na compreensão da linguagem natural como forma de interagir com os dados.

Com o tempo entendemos que essa mesma simplicidade é indispensável não só para o público que consulta os dados, mas também para a equipe técnica que prepara as consultas e implementa a solução.

Propusemo-nos então o desafio: como simplificar e tornar mais rápida a implementação do looqbox? Qual o melhor processo?

Nossa resposta foi o Looqbox Plug & Ask, uma evolução frente às tecnologias existentes. Algo muito além que o investimento em drag and drop mais amigáveis para a construção de dashboards e visões.


A construção de novas visões

Tanto quem desenvolve relatórios em um BI quanto quem os consome sabe que, para cada report/dashboard/visualização, existe um desenvolvimento a ser feito por um analista ou por um usuário avançado de negócios que tem intimidade com o manejo de dados. Até as mais simples variações de um relatório têm que voltar para as mãos do analista para serem desenvolvidas. Muito se fala de self-service BI, mas a verdade é que os gargalos continuam existindo: muitas empresas ainda precisam que alguém desenvolva o novo relatório para que a área de negócio consiga obter as informações que deseja.

Vamos ilustrar com um exemplo. O regional de vendas ou o executivo de uma empresa descobre que uma linha de produtos não está performando. Sua plataforma de BI tem um dashboard no qual ele pode acompanhar o desempenho de vendas de uma dada linha de produtos por mês. Mas ele gostaria de um novo relatório no qual a visualização, além de mensal, fosse também semanal ou diária.

Quais alternativas ele teria para resolver esse caso?

1. Voltar para a área que é responsável pelo BI e pedir para que refizesse o dash ou criasse outro.
2. Pedir os dados brutos para trabalhar no Excel, porque a fila do BI é grande e ele não pode esperar.
3. Desistir de usar a informação, pois ele não tem tempo para nenhuma das alternativas anteriores.

Infelizmente, dado o atrito existente + urgência + falta de pessoas, muitas vezes, os profissionais acabam indo pela opção 3, e continuam operando no universo do data-feeling, e não do data-driven como gostariam.

 

Nasce o Looqbox Plug & Ask

Nós nos perguntamos: e se fosse possível criar BI usando nada mais que o poder da palavra?

Procuramos entender um pouco mais como construir um BI com as tecnologias correntes para então apresentarmos a nossa solução.

Assumindo que temos uma fonte de informação bem estabelecida, são necessárias três etapas para criar um BI:

1- Configurar o acesso à base de dados.
2- Criar as consultas à base de dados.
3- Usar as consultas montadas para criar reports.

No modelo tradicional, todo relatório novo ou variação de um relatório necessita de uma repetição da etapa 3, como é o caso do nosso executivo/regional, que só queria uma quebra adicional – semanal ou diária – em seu relatório.

Veja como resolvemos no Looqbox as etapas de configuração:

1. Configuramos o acesso à base de dados.
2. Ensinamos o modelo de dados para o looqbox.

Excluímos o terceiro item. Não precisamos usar as consultas montadas para criar reports.


A resposta chega rapidamente ao usuário final

Com a tecnologia Plug & Ask, o responsável pelo BI não precisa criar consultas específicas à base de dados. Apenas ensina o modelo de dados para o looqbox. Assim, o looqbox passa a entender como ele está estruturado e ganha o poder de responder ao usuário final com muito mais riqueza de detalhes.

A configuração do modelo de dados é feita de forma totalmente no-code e demora apenas alguns minutos. Com o modelo configurado, e unido ao poder da linguagem natural do looqbox, milhares de possibilidades de reports e visualizações ficam automaticamente acessíveis ao Plug & Ask, sem a necessidade de um analista para desenhar cada relatório ou visão. As respostas são literalmente criadas no momento em que o usuário faz a pergunta. É como se o usuário tivesse um analista só para ele.

Se o nosso regional/executivo quiser saber a venda de uma dada linha por mês, semana, dia, trimestre, não importa a forma, não é necessário montar um relatório para cada combinação. A tecnologia do Plug & Ask consegue transformar a pergunta em um relatório/gráfico pronto, sem necessidade de intervenção humana, entregando uma produtividade incrível no uso da informação, tanto para o time de BI quanto para o usuário final.

Foi assim que chegamos não só a uma nova maneira de realizar o nosso processo de implementação como ainda descobrimos uma nova forma muito mais rica de empoderar o time de negócio no uso de dados para a tomada de decisão.

 

Quer saber mais?

Visite a nossa página ou marque uma demonstração, e descubra como o Plug & Ask pode agregar valor e velocidade para o seu negócio.

Tags: