CEO Looqbox
26/12/2018

Em setembro de 2016, Daniel e eu fomos para o Vale do Silício a convite do Itaú. Entre diversos eventos a que tivemos acesso, fomos convidados para conhecer como funcionava o programa Launchpad do Google, no modo degustação. Para quem não conhece, o Google Launchpad é um programa (do Google, é obvio:) para aceleração de Startups, com foco principal em tecnologia. É uma imersão, na qual os organizadores entendem quais os principais desafio da Startup, e como o Google pode ajudá-los, trazendo especialistas nos assuntos em que a Startup quer evoluir.
Depois de conhecer o programa, tivemos algumas aplicações negadas, mas nunca deixamos de nos inscrever para as próximas turmas. Imaginávamos como seria legal ter contato direto com os engenheiros do Google, e poder fazer o pitch Looqbox do tipo “Google para empresas” para o próprio Google! Em 2016 ainda nem tínhamos time para enviar para o programa! Ainda estávamos com 4 pessoas no time todo do Looqbox.
Passados quase dois anos da nossa viagem ao Vale, dia 23 de agosto de 2018 finalmente recebemos o resultado da nossa aplicação, agora positivo! Conseguimos entrar na edição de São Paulo. Ficamos muito animados, e convidamos parte do nosso time de tecnologia para aproveitar a interação, que seria entre setembro e novembro do mesmo ano. Foram um total de 3 semanas intensivas, com intervalos entre elas para implementação do que foi aprendido. Tive o prazer de participar da abertura e de um dia voltado para um estudo de liderança.

Nosso desafio era como aproveitar mais do mundo de Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) no Looqbox, usando as melhores práticas de mercado. O resultado superou nossas expectativas! Nas palavras de Matheus Tramontini (desenvolvedor Looqbox): “Participar do Launchpad foi uma experiência incrível pois pude entrar em contato com especialistas de diversas áreas que, além de aumentar minha expertise em certos temas, me ajudaram a ter uma visão diferente sobre as áreas de meu interesse! Além disso, a atmosfera descontraída nos permitiu criar networkings que ajudaram com dúvidas e a compartilhar histórias“
Como alguns sabem, o Looqbox trabalha com tecnologia de linguagem natural, onde interpretamos o que é perguntado pelos nossos usuários, para dar a melhor resposta possível. Antes do Launchpad, o Looqbox não entendia variações contextuais mais profundas de perguntas já implementadas, ou era capaz de corrigir sentenças mais complexas, como o Google faz. Por exemplo, se você perguntasse por: “folha de funcionários“, ele não entenderia que “folha de colaboradores” é uma pergunta equivalente. Agora, com a nova tecnologia (que está saindo do forno em janeiro de 2019), esse tipo de interpretação também será compreendida.
Ficamos muito contentes com a oportunidade de ter participado do programa. É muito bom ver quando o que aprendemos sai do papel e cria algo real, que agrega valor ao Looqbox. E foi exatamente o que aconteceu no nosso contato com o Google. Aproveito para agradecer a todos os organizadores do programa, em especial Ivo Doria, Rodrigo Carraresi e Jose Papo, por todo apoio e zelo com quem fomos acolhidos.
CEO Looqbox