CEO Looqbox
08/08/2017

Quando o serviço de computação em nuvem da Amazon foi lançado em 25 de Agosto de 2006, a linha do tempo nas empresas de tecnologia sofreu uma ruptura e passou a ser dividida em AA e DA, antes da Amazon e depois da Amazon. Por que? Porque a Amazon tornou possível a contratação de servidores de uma forma completamente nova e escalonável. Iniciar uma Startup de tecnologia se tornou subitamente mais barato e mais rápido uma vez que não era mais necessário comprar servidores, instalá-los e ter alguém no time para cuidar de sua manutenção. Desde então, basta entrar no site da AWS (Amazon Web Service), configurar sua máquina e… voilà, sua mais nova criação está pronta para ser apresentada ao mundo.
Ok, hoje não é mais necessário espaço para servidores na sua Startup, mas como fica o time? Ele também cresce. Não seria interessante ter uma estrutura de espaço escalonável para a sua equipe também? Não seria interessante não ter que se preocupar com mobiliário, internet, estacionamento, sala de reunião, manutenções do dia a dia, limpeza? É aqui que entram os coworkings. Eles são como a Amazon, só que para acolher o seu time. Sua equipe pode crescer e o espaço ocupado também pode crescer conforme a demanda. Escrevemos sobre o Cubo há 3 meses e naquele momento enfatizamos o valor dos coworkings como espaço de relacionamento mas não comentei sobre este aspecto funcional do espaço como um valor a mais de se trabalhar em um coworking.
Com o crescimento do time Looqbox, ficou muito claro para nós que essa também é uma vantagem importante. Com a graduação da Linte (Startup Jurídica de Gabriel Senra) vagou uma sala super bacana que agora é a nova casa do Looqbox aqui no Cubo. O coworking nos permite focar no negócio e blinda a empresa de problemas comuns do dia a dia, problemas de quem teria que cuidar da sua própria infraestrutura.
Não é à toa que vários espaços de coworking estão surgindo no Brasil, dos mais diversos tipos: desde empresas brasileiras, como a criativa e aconchegante OddBall e a super badalada Plug, até as globais, como a recém lançada e gigante WeWork, que é um super sucesso, abrindo as portas com todas as posições já ocupadas.
Acreditamos que os coworkings são um movimento irreversível e que vieram para ficar. Aproveito e deixo aqui o convite para quem quiser conhecer nosso novo espaço aqui no Cubo e vir tomar um Looqcoffee conosco.
CEO Looqbox